Inutilizar o disco rígido HD / Pendrive / Servidor RAID

Quando a intenção é “apagar” definitivamente os dados contidos no HD ou em qualquer tipo de mídia de armazenamento de dados com alta segurança e confidencialidade das informações, acaba gerando grandes dúvidas sobre como resolver de fato o problema, impossibilitando assim qualquer acesso indevido aos dados contidos na mídia.

Grandes empresas corporativas ou até um mesmo usuário final, classificam seus dados como confidenciais, armazenando e-mails, senhas, banco de dados, fotos, documentos profissionais entre outros nos quais não devem ser jamais divulgados ou utilizados por terceiros.

Profissionais de tecnologia e principalmente profissionais dedicados ao setor de Segurança da Informação dentro de uma empresa, geram um certo receio em qual será a melhor solução, ferramenta (software) e até mesmo qual empresa fornecerá um alto índice de segurança quando o assunto realmente é APAGAR / DELETAR / EXCLUIR os dados de um HD sem que haja futuras possibilidades de recuperação ou acesso às informações.


Mitos “Desmagnetização do HD”:

Existem muitos mitos na àrea de tecnologia, principalmente quando trata-se de HD (disco rígido). Um deles é a questão de “Desmagnetizar” o HD. Esta técnica é válida para mídias do “passado” como por exemplo uma Fita-K7 TDK, Fitas DAT ou até mesmo um Diskete / Zip Drive. Tratando o assunto para HD, isto não funciona e não existe. Se uma empresa especializada prometer que desmagnetizará um HD tornando impossível a leitura dos dados, não acredite. Seus dados continuarão altamente vulneráveis e acessíveis. Um dos principais componentes para o funcionamento mecânico de um HD é o imã de alta precisão. Como pode um HD ser desmagnetizado? Por isso avalie essas condições não aplicáveis.

Outra técnica não aplicável é formatar o HD diversas vezes para que seus dados sejam completamente deletados. Grandes empresas de recuperação de dados possuem tecnologia para recuperação em casos de diversas formatações do disco. Sendo assim seus dados continuarão vulneráveis. Outra hipótese relevante para este tema é formatar e preencher o disco com outras informações. Mesmo sobrescrevendo o disco com outros dados, pode-se encontrar fragmentos relevantes para o acesso dos dados que são configurados como confidenciais.

Por isso não confiem em softwares gratuitos e sem recomendações pela internet. Procurem sempre uma empresa especializada e com a garantia que seus dados foram totalmente exterminados.

Colocar o HD no congelador, apenas estragará a mídia, porém empresas especializadas em manipulação de disco e cabeça, poderão realizar a recuperação dos dados.



Solução sugerida:

A Security Recovery possui em seu laboratório Tecnologia apropriada para a total destruição dos dados do HD, sem a necessidade de estragar fisicamente o disco para uma possível RMA (troca do produto com o fornecedor).

Oferecemos as seguintes soluções:

• Técnica WIPE – Sobrescrição de todos os setores pelo o caractere “0” .
• Técnica ERASE DISC – Sobrescrição Hexadecimal – “Zero Fill”
• Técnicas Forense
• Manipular e alterar o Firmware da controladora e mídia
• Criptografar a mídia com senha classificada Forte de Administrador
• Manter o disco inacessível para escrever e ler (sem acesso aos setores)
• Caso haja autorização por e-mail para abertura do disco, faremos o desalinhamento das mídias

Em casos de servidores RAID, todos os processos acima descritos, serão aplicados para cada disco individualmente.

Todos esses procedimentos garantem a segurança e não acesso aos setores do disco, sendo abortado qualquer tecnologia de recuperação de dados.

Nota: A Security Recovery possui acordo de CONFIDENCIALIDADE para não divulgação dos dados e informações de seus clientes.

Um arquivo só é apagado definitivamente depois de ser sobrescrito. Quando deletamos uma foto armazenada no HD do computador ou no cartão de memória do celular, por exemplo, o espaço que ela ocupa fica disponível para regravação. Enquanto este espaço não é sobreposto por outro arquivo, o mesmo fica possibilitado de uma futura recuperação.

como apagar definitivamente os dados de seu iPhone, iPad e iPod:

Para apagar os dados, usuários de dispositivos móveis da Apple devem clicar no menu Ajustes > Geral > Redefinir e escolher a opção “Apagar todo o conteúdo e ajustes”

Fazendo este procedimento, seu dispositivo apresentará ajuste de fábrica, tornando impossível qualquer forma de recuperação dos dados.